Histórico
No dia 29 de março de 1963, na rua Rio Grande do Sul, 447, dezoito irmãos se tornaram membros da Igreja Batista em São Geraldo do Tumiritinga. Para ter legalidade eclesiástica, se reuniram com o objetivo de receber emancipação eclesiástica, tendo o apoio da Igreja mãe e do concílio que foi convocado para esta finalidade.
Um aspecto importante no nascimento dessa Igreja é que ela não surgiu de uma divisão. Este nascimento surgiu de uma união de espírito e mente, mostrando com isto a mão de Deus, logo no começo.
Na ocasião foi convidado a assumir o Pastorado da novel Igreja, o Pr. Benjamim Maia.
No dia 30 de março de 1963, a Igreja se reuniu em sessão para a escolha de seu nome e a proposta de que fosse Igreja Batista do Calvário foi do irmão Zedequias.
No dia 25 de setembro de 1964, a Igreja se reuniu em sessão extraordinária, com a finalidade de aprovar os seus estatutos que registrados, tornam a Igreja em pessoa jurídica. Os membros que estavam arrolados nesta época passaram a ser membros fundadores da mesma.
Pr. Benjamim Maia e Edvaldo Fernandes
O Pr. Benjamim Maia foi o primeiro pastor da Igreja Batista do Calvário e pastoreou a Igreja de 1963 à 1965.
O Pr. Edvaldo Fernandes Cardoso foi eleito pastor desta Igreja no dia 14 de dezembro de 1965 e tomou posse no dia 28 de março de 1966.
Por trinta e dois anos e oito meses (28 de março de 1966 a 28 de novembro 1998), pastoreou a mesma, chegando a Governador Valadares, vindo de Itumbiara – Goiás, em obediência a uma ordem de Deus que lhe falou de forma audível que o traria para uma terra boa.
Arrojado na fé como era, assim que se instalou nesta cidade, colocou quatro programas diários na extinta rádio Ibituruna, o que seria aos olhos humanos uma verdadeira loucura, pois à sua retaguarda havia um grupo muito pequeno de membros da igreja sem nenhuma condição financeira de bancar tal despesa.
Pregava no mercado municipal e nas várias praças de Governador Valadares, sete vezes por dia. Em decorrência deste esforço, veio o crescimento numérico e espiritual desta amada igreja e dezenas de igrejas nasceram dela, em parto normal, e nunca de abortos, sendo emancipadas com a benção da igreja mãe.
No dia 28 de novembro de 1998, o saudoso pastor Edvaldo Fernandes Cardoso foi recolhido à presença do Senhor, mas até este dia, mesmo debilitado, hospitalizado, ele continuava a presidir a Igreja com muito ardor, sempre sendo exemplo de fidelidade, amor, generosidade e trabalho, nos deixando como legado o exemplo de servo fiel. Fez muitos discípulos que espalhados por todas as partes estão dando prosseguimento à grande obra do Senhor na sua seara. A Deus toda glória.
A Igreja
Ata histórica da organização da IBC
Trechos da Ata
Pr. Neirson Alves Ferreira
No dia 11 de maio de 1967, a Igreja havia solicitado a carta de transferência do irmão Neirson Alves Ferreira, da 2º Igreja Batista de Aimorés e no dia 14 de maio do mesmo ano foi eleito Presidente da mocidade da igreja.
No dia 26 de setembro de 1981, o irmão Neirson foi ordenado ao ministério pela ORMIBAN (Ordem de Ministros Batistas Nacionais) Leste Mineiro, a pedido da Igreja Batista do Calvário para ser pastor auxiliar, trabalhar com as seguintes congregações: Serraria, Pedra Corrida, Matias Lobato e Bairro São Paulo.
No dia 18 de abril de 1999, foi eleito Pastor Presidente da Igreja Batista do Calvário e no dia 29 de maio tomou posse da mesma.